quarta-feira, janeiro 03, 2007

BVV

Segundo se consta, parace que nos Bombeiros de Viseu ja está concluido o 

processo disciplinar mandado instaurar por um Adjunto a um outro Bombeiro, 

por actos de indisciplina, mas acho que o indisciplinado ja todos sabemos 

quem é.

O estranho é o bombeiro ser punido e ao que parece haver também um apena a 

aplicar ao Adjunto e ainda nao apareceu nada. Será que foi aplicada? Até 

parecia mal e para os da Irmandade era uma vergonha.

Acho que não. O comandante é fraco nesse aspecto e deixa-se manipular por 

aqueles que o têm preso la dentro, sabe-se la porquê. Tem medo. Ainda 

gostava de saber porquê. Um Comandante que podia ter o Corpo Activo na mão e 

não tem por ser subserviente a alguém. Mas esses podres um dia vão ser 

descobertos.

É assim que andamos meus amigos.

Os que trabalham são os que mais se tramam para não dizer outra coisa.

Nota: Enviado por anónimo :)

51 comentários:

camursa disse...

Um abraço e um muito obrigado, a todos os Bombeiros Voluntários que estiveram de serviço no quartel e na estrada ao frio, longe das famílias nesta época, enquanto a gente se divertia por ai…
Para todos vos e para as vossas famílias um prospero 2007, cheio de saúde e felicidade…

camursa disse...

A meu ver a culpa recai inteiramente nos ombros dos graduados, que para alem do peso das devisas e galões, tenhem assento nas reunioes que deveriam servir para defenir estratégias, concertar ideias, tomar medidas para resolver os problemas, …
Não sei que assuntos são debatidos nessas reuniões mas pelo que se ve, não devem ser os que deviam pois as coisas continuam iguais, alias tendem a piorar… ao seja, todos os graduados são coniventes com a situação, se calhar também dá algum jeito a alguns deles… ninguem saber quem manda e reinar a confusão…
Alguns desses graduados que foram empurrados ou levados pela mão, talvez não tenham a maturidade suficiente (alguns deles com pouco mais de 20 anos de idade e 10 anos de serviço)não se trata de uma quetão de idade nem de anos de serviço, mas sim de experiencia adquirida, para desempenhar bem esse papel.
E mais uma vez os graduados mais antigos voltam a ser culpados por não os terem preparado para essa exigente e árdua função de ser exemplo, de ser o orientador, de ser o responsável, de ter uma palavra a dizer, e acima de tudo serem a continuidade e o futuro do Corpo de Bombeiros.
Esse sim e o peso de um gaduado.
Assuntos importantes como: futuro comando saber quem manda e que funções tem cada elemento, a falta de assiduidade e desinteresse por parte de alguns elementos e a estratégia para os voltar a motivar, as faltas de disciplina acabar com as conversas de corredor acabar com este blog acabar com o “tu cá tu lá”, a falta de voluntários para fazer transporte de doentes, ouvir os Bombeiros pois são esses os que trabalham e dão a cara e sentem as dificuldades e os problemas do dia a dia, são alguns assuntos muitíssimo importantes que já deviam estar resolvidos a muito.
Estamos em 2007, os Comandantes e os graduados em geral dos Corpos de Bombeiros ião ser os responsaveis pela extinção das Asssociações de Bombeiros Voluntários do nosso pais. A GNR já ganhou algum terreno e irá continuar com força...
Se assim continuar esta desorganização, o futuro dos Bombeiros Voluntários de Viseu fica muito comprometido...

camursa disse...

Este Sr comandante percebe é de ferro...

Ele proprio o diz...

camursa disse...

Mas eu volto a insistir que a culpa de 90% do problema é dos graduados...

camursa disse...

A alguns anos a traz os Corpos de Bombeiros Voluntários eram compostos na maioria pessoas da classe media baixa, eram pessoas simples, humildes, respeitadoras, com muito espírito de sacrifício e muito amor ao próximo…
A alguns anos a traz o Bombeiro Voluntário era sinonimo de respeito, abnegação, coragem, disciplina, sabedoria, fortaleza, espírito de corpo, e todas estas qualidades interligadas faziam de um Homem um verdadeiro Bombeiro Voluntário.
Hoje é sinonimo de . . . (se alguém souber que me responda)

camursa disse...

Vista a realidade dos Viseenses…
Hoje em dia, vão para os Bombeiros pessoas que em nada encaixam nessas características, é só Dr.s, pessoas orgulhosas, pessoas que se vão servir dos bombeiros, que vão pelo estatuto, que ai tem a possibilidade de poder mandar e se poderem sentir realizadas, o que não conseguiram na sua vida pessoal e profissional, etc…
Alguns exemplos: uns serve-se do lugar de presidente para serem comandantes e não satisfeitos usam como trampolim e “puxam o tapete” ao Coordenador para lhe irem ocupar o lugar, outros são contratados pelo desemprego claro os mais mal formados que só ali e que lhes dão guarida, outros são contratados para quarteleiros e nem sequer tenhem carda de condução para puxar os carros a frente para os lavar nem TAT para poderem fazer um serviço de ambulância, outros são contratados para motoristas de ambulâncias e depois fazem de taxistas, outros passam a chefe e sub-chefes e Bombeiros de 1ª sem saberem muito bem como, outros são punidos sem se chegar a saber muito bem porque nem se saber toda a verdade, outros motoristas mandam três carros para a sucata são apanhados com álcool ficam vários meses sem carta de condução para trabalhar e mesmo assim lhe pagaram o ordenado, outros dentro do horário de serviço passam o tempo nas tascas a beber copos e não são de água e até se dão ao luxo de trazerem noduas de vinho na camisa da farda, …
Reparem os assalariados do Corpo de Bombeiros são os mais mal formados, com a excepção dos elementos da Brigada.
Será que a Associação sobreviria só com os assalariados???
Será que só a facturação dos assalariados daria para pagar as suas despesas???

O que faz o Sr Comandante perante todas estas situações muito graves???
Bebe e paga copos a todos estes…

Talvez os Calés não tenham nenhuma rede lá para o aparar… e um pouco mais a baixo fica o Rio Pavia… e logo agora que estava quase …

camursa disse...

limpo...

Carlos Ribeiro disse...

Saudaçoes Bombeiristicas a todos os meus Camaradas.

Venho mais uma vez aqui por dois motivos:

1º dizer que as pessoas ou andam a dormir, ou são estupidas ou entao julgam que me conhecem mas afinal nao conhecem nada.
Isto porque já começo a ficar um bocadinho, só um bocadinho, farto de ser conotado com os nomes que aqui escrevem.
Não me chamo CAMURÇA, SOU CAMURÇA, CARRETA ou o raio que os parta a todos. Chamo-me CARLOS RIBEIRO. OK? Estamos conversados quanto a isto de uma vez por todas?
O que não significa que não me reveja em algumas coisas que aqui se dizem, mas quanto a isso já la vamos. É um ponto mais à frente.
Os meus amigos sabem que sempre assumi aquilo que faço ou digo, isto é, o meu nome aparece sempre quando digo ou faço qualquer coisa. Se chamam a isto cobardia entao andam com os conceitos um pouco desvirtuados. Mas adiante.
Certamente que a minha vinda aqui surpreende algumas pessoas, para mais na situação em que me encontro.
Então, para os surpreendidos tenho a dizer o seguinte.
Segundo o Dicionário da Lingua Portugesa, SUSPENDER quer dizer:
interromper temporariamente uma actividade;
privar provisoriamente de um cargo ou dos respectivos vencimentos. Ora, isto não significa que se deixe de ter a qualidade ou o posto que se tinha até determinada altura. Assim, nunca deixei de ser Bombeiro mas sim estou privado temporariamente de exercer a minha actividade, o estatuto da função é o mesmo e inalteravel. O que significa também que se hoje não posso, amanhã já o poderei fazer. Correcto? Esclarecidos? Alguns demoram mais um bocadinho a perceber.
Daí ter o pleno direito a dizer aquilo que penso, por mais que isso custe a algumas pessoas.
Já para não falar no facto de a minha ausencia ser um alívio para muita gente. Mas ja so falta metade. Enfim, como diz o Zé.
Acho também lamentável que as pessoas se refugiem aqui e não dêem a cara, ou pelo menos não falem nos sitios certos à frente de toda a gente, em vez de andarem a fazê-lo em cafés e tascas. MAs por outro lado tambem compreendo o medo de represálias que possam vir a sofrer.
Eu sempre o fiz e continuarem a faze-lo.
Muito menos ouço atras dos carros ou passo atras deles para saír pelos fundos. Como já disse, não sou garoto muito menos cobarde.
Este era o 1º ponta a esclarecer.

Vamos lá então a outros assuntos, estes sim de extrema importancia.
Como todos devem saber, mantenho-me sempre informado de tudo o que se passa nos Bombeiros em geral nos mais variados aspectos, quer técnicos, quer legislativos, quer pedagógicos. Daí, poderei dizer que tenho MUITO orgulho na minha cultura bombeiristica. Este é um dos motivos pelo qual até me considero vaidoso, por isto pela minha dedicação, pelo meu trabalho, enfim. Por ser Bombeiro. Pelo menos tenho motivos para isso. Não sei tudo mas faço por saber um pouco de tudo, pelo menos daquilo que posso.
Mas uma das coisas em relação à qual me mantenho informado, é ao meu Corpo de Bombeiros. E meus amigos, que decepção. Onde estão os disponiveis? À espera que vos chamem? Continuem sentadinhos que estão bem. Deixem-se de comodismos. Isto é um problema de todos. Aqueles que dizem "isso não é nada comigo, quem quizer que resolva", VENHAM-SE EMBORA, não andam aí a fazer nada.
Aproveiro este espaço, legal, para manifestar a minha opinião em relação ao que se passa. Isto para não julgarem que não dou a cara naquilo que digo.
Em 1º lugar quero dizer que DISPONIBILIDADE deve ter-se acima de tudo e antes de qualquer outra coisa, para se SER BOMBEIRO. Este é um motivo supremo para o qual se deve ter disponibilidade. Este foi um compromisso que assumi no dia 29 de Março de 1998 diante do meu estandarte, o mesmo que tenho tido a honra de fazer GUARDA. Para mim isso tem significado, para outros é frete.
Mas o que é que este gajo quer dizer? Perguntarão voçês.
Meus AMIGOS e CAMARADAS, vou ser muito directo e frontal com todos os que lerem isto. Aliás como sempre fui.
Quero dirigir-me aos meus Camaradas graduados, sobretudo àqueles que deram disponibilidade para... . Esperava mais de voçês. Neste momento questiono-me porque motivo ainda não foi tomada uma atitude da vossa parte para a resolução dos, ou do problema.
Todos gostamos do nosso Corpo de Bombeiros, cada um à sua maneira, mas todos sabemos que as coisas não andam bem. Entristece-me ver o silencio e a indiferença de algumas pessoas, estejam elas disponiveis ou não, pessoas de quem gosto muito e por quem tenho muito respeito.
Mesmo as que não estão disponiveis, enquanto forem Bombeiros aí dentro no activo, têm responsabilidades e têm que se assumir como tal. Assumam-se todos de uma vez.
Não vejo as pessoas preocupadas no assunto, a não ser 3 ou 4. Nada mais do que isso.
Estão à espera de quê? De milagres?
Juntem-se numa sala todos. Conversem como gente adulta, porque se não se consideram genta adulta retirem a vossa disponibilidade.
Neste grupo de pessoas a quem me acabei de dirigir, vou agora incluir uma outra por quem tenho muita amizade e respeito, pois tenho a certeza absoluta que isto lhe vai ser dado a ler, refiro-me àquele que é o meu Comandante.
Sr. Comandante Carlos Sousa, não sei se lhe passou alguma vez pela ideia que eu seja um dos que escrevem neste blog por tras de outro nome que não o meu. Se assim foi espero que começe a pensar o contrário. O Sr. já me conheçe vai para 33 anos.
Mas o que lhe quero dizer é o seguinte e vou escrever em maiusculas para que todos percebam bem.
O SR. FOI NOMEADO COMANDANTE DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VISEU E QUANDO ISSO ACONTECEU NÃO OUVIU NINGUEM DO CORPO ACTIVO MANISFESTAR-SE CONTRA POIS NÃO?
MAIS.
O SR. QUANDO FOI NOMEADO NÃO FOI COM O INTUITO DE AGRADAR A NINGUEM A NÃO SER A SI PRÓPRIO COM A CONSCIENCIA DE UM TRABALHO BEM FEITO.
NÃO FOI PARA A GRADAR MUITO MENOS A QUEM O NOMEOU.
MEU AMIGO CARLOS SOUSA, VOU-LHE DIZER E PEDIR UMA COISA DO FUNDO DO CORAÇÃO. FAÇO-O AQUI DIANTE DE TODOS PORQUE ESTOU PRIVADO DE O FAZER DE OUTRA FORMA, PORQUE NUNCA DEIXEI DE SER BOMBEIRO.
TENHA CORAGEM DE TOMAR UMA ATITUDE.
OS SEUS HOMENS AINDA ESTAO CONSIGO, OS MESMOS QUE O ACEITARAM COMO COMANDANTE.
QUER AGRADAR A ALGUEM? ENTÃO AGRADE AOS HOMENS E ÀS MULHERES QUE COMANDA E A MAIS NINGUEM. REPITO, A MAIS NINGUEM, SÓ A NÓS.
FAÇA COM QUE DÊ GOSTO IR NOVAMENTE AO QUARTEL E PASSAR AÍ UMA TARDE DE DOMIGO POR EXEMPLO.
FAÇA COM QUE O AMBIENTE VOLTE A SER DE ALEGRIA E DE ARMONIA ENTRE TODOS.
NÃO PERMITA QUE AMANHA O SR. SEJA RECORDADO PELOS PIORES MOTIVOS, MAS SIM COMO O COMANDANTE QUE TEVE A CORAGEM DE DEVOLVER A DIGNIDADE AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VISEU.
NÃO TENHA MEDO DE FAZER A SUA EQUIPA.
TEM AÍ GENTE COM PRESTIGIO, COM CARISMA, COM SABEDORIA, COM CULTURA.
CHAME-OS PARA JUNTO DE SI E FAÇA UMA VERDADEIRA EQUIPA DE COMANDO, QUE É UMA COISA QUE JÁ NÃO TEMOS JÁ VAI PARA ALGUNS ANOS. COM GENTE COM CAPACIDADE, QUE ESTEJA AÍ PARA FAZER UM TRABALHO A MEDIO E LONGO PRAZO E NÃO UMA EQUIPA TEMPORARIA PARA DAQUI A UNS TEMPOS IREM EMBORA E VOLTARMOS AO MESMO.
FAÇA UM COMANDO UNIDO, COM IDEIAS, COM UM RUMO, UMA EQUIPA COESA E BLINDADA A TUDO E A TODOS.
AOS GRADUADOS, ÀQUELES QUE NÃO TÊM INTERESSE EM GALÕES E QUE AMAM ESSA CASA SOBRETUDO AOS CHEFES, CHAMEM O COMANDANTE, MOSTREM O VOSSO APOIO E TODOS JUNTOS RESOLVAM O PROBLEMA.

Espero não ter ofendido ninguem.
Na verdade só vim aqui porque me preocupa ver a minha casa nesse estado.
Bom trabalho a TODOS aí dentro.

Trabalho = resolução de problemas

Sr. Comandante, não se esqueça do que lhe disse.

Um abraço.
Carlos Ribeiro (CATOTA)

Carlos Ribeiro disse...

Só mais uma coisa.
Este blog é lido do Minho ao Algarve.
É que têm-me sido colocadas algumas questões por alguns AMIGOS que tenho espalhados por aí.

Amadeu Araujo disse...

Claro que o blog é lido e é mais um dos muitos mananciais (bonita palavra esta)de quem faz da produção de conteudos o seu metier. Toda a gente julga que o blog é alimentado por um travesti de várias identidades. Ficam mais confortaveis na sua saloia tacanhice a pensarem assim. Mas estão errados e sobretudo não percebem nada deste assunto (blog), mas como em tudo, bombeiros incluidos, fingem perceber. É dificil detectar quem quer que seja, e até é plausivel que o antónio, entre com o nome do joaquim. É um mundo perverso e ainda hoje o tribunal da Covilhã, espera, desespera e há-de rezar ás 100 virgens dos muçulmanos para que o google lhe remeta a identidade do chicken charles. Para o bem e para o mal, o efeito da internet é esse. Estavamos em 1997, quando na altura, aquele que é hoje um dos experts da informatica de uma multinacional que tem sede no concelho viseense, desenhou o meu primeiro site. Pouco depois vinha o viseu offline e o cyberporco e ainda hoje não se conhece o artista (ah, quem me dera saber quem ele era que tinha um belo furo). Por isso meus amigos e inimigos (para estes preciso de pedir os dedos emprestados a todos os soldados que operam na antiga mesopotâmia e~acham que não chegam), quem sabe? ninguém. E o resto é o maralhal que se aproveita da fama sem o proveito e outros que se aproveitam do proveito sem a fama. Mas uma coisa é certa, alguns pensam e outros praticam, "de cuja fama ninguém dirá que dorme". O resto é uma imensa historia que se não fosse incomensuravelmente triste, seria risivel. E ainda bem, que anonimos os não, nos dão estas coisas a saber. E quem pensa subtrair a informação, esconde-la, manipula-la ou agita-la, não percebe nada do século dos leds. Façam o favor de ser felizes.

PS: trim trim, outra vez chamadas anónimas no aparelho. Haja investidores. A optimus agradece.

CHEVROLET disse...

É a primeia vez que aqui venho escrever, mas sempre acompanhei de perto o que aqui se diz.
Mais uma vez tenho o prazer de ler as palavras de um Bombeiro que vive verdadeiramente a sua farda, o meu amigo e Camarada Ribeiro.
Meu amigo, quero felicitar-te pela tua frontalidade, pela tua coragem e pela tua honestidade.
Tenho a certeza que se mais gente houvesse como tu na nossa casa, não teriamos metade dos problemas que temos.
Estando tu fora, é lamentavel que aqueles que ca estao dentro não tenham a atitude que tu tiveste. Falam em todo o lado menos onde não devem. Como tu dizes, é incompreensivel o silencia e a indiferença de algumas pessoas, nomeadamente dos chefes. Mas como diz o SOU CAMURÇA, não podemos contar com todos pois um deles faz parte da trama montada por algumas pessoas que querem à força o comando. É tudo uma cambada de cobardes.
Espero que o tempo passe depressa para poderes voltar e continuares a fazer o teu trabalho que não te deixaram acabar a começar pelo Sr. Comandante.
Isto aqui está um ambiente de caca.
Andam aqui estes gajos da Irmandade e as suas parteneres a minar os nossos corredores.
Quando é que iremos ter sossego.

Para terminar quero apelar a todos os camaradas em especial aos graduados e ainda mais em especial ao Sr. Comandante que olhem para o belo exemplo dado por um Bombeiro que nem sequer pode entrar no seu Quartel, porque houve uns tantos COBARDES, GAROTOS E VAIDOSOS, forma estes e outros nomes que alguem lhe chamou, que lhe passaram uma rasteira.
Tenham metade da coragem e frontalidade do Camarada Ribeiro, pois ele é um dos POUCOS exemplos a seguir aqui dentro.
Era só isto que queria dizer.

Amadeu Araujo disse...

Não vou e não vou e não vou. Só mesmo se fosse em trabalho e precisava de ordem escrita, mas eram bom que esses arautos da humanidade, que a Associação não ostenta no nome, se lembrem de convidar os bombeiros do Quadro de Honra. A minha passagem foi arrancada a ferros, porém merecida (aceito alguns narizes torcidos- NÃO TODOS!) que foi homologada em papel timbrado da Respublica (o s é propositado e justificado, mesmo na ironia). Espero receber o convite, mas que não venha pelos CTT. É que o do ano passado ainda não chegou, e memória, mesmo que custe engulhos e cause esgares, não se apaga. Viveu-se. de alguns

camursa disse...

Um momento…

Ora Sr. José Luís Teixeira, concordo plenamente com a primeira parte do seu discurso, até a parte em que diz que também deu a sua disponibilidade para elemento de comando… ao que vejo o Sr. contradiz-se…
Não lhe parece que para ser elemento de comando á necessidade de dar um pouco mais a Instituição e ter mais disponibilidade, e segundo as suas palavras o Sr. também não a tem para dar… então em que ficamos???
Ou irá ter disponibilidade para ser elemento do comando, e não a tem agora para ser Bombeiro de primeira classe???

camursa disse...

Um momento…

Ora Sr. José Luís Teixeira, concordo plenamente com a primeira parte do seu discurso, até a parte em que diz que também deu a sua disponibilidade para elemento de comando… ao que vejo o Sr. contradiz-se…
Não lhe parece que para ser elemento de comando á necessidade de dar um pouco mais a Instituição e ter mais disponibilidade, e segundo as suas palavras o Sr. também não a tem para dar… então em que ficamos???
Ou irá ter disponibilidade para ser elemento do comando, e não a tem agora para ser Bombeiro de primeira classe???

camursa disse...

Sr. José Luís Teixeira já lhe passou pela cabeça que o Comandante pode estar a fazer um compasso de espera para a resolução, porque está a espera que o Sr. fique com maior disponibilidade como bombeiro para poder justificar a sua ascensão ao comando…

camursa disse...

Sr. José Luís Teixeira, não seja tão irónico…

camursa disse...

Sr. José Luís Teixeira, não seja tão irónico…

camursa disse...

Sr. José Luís Teixeira. Será que se é mais homem por dizer o nome e ao mesmo tempo acusar os seus camaradas? Não julgo…
Os homens não se medem aos palmos, nem pelas palavras bonitas e ornamentadas, medem-se por actos…
O Sr. escreveu o nome agora, mas ouvi dizer que o Sr. já cá escreve à muito… por detrás de outro nome… E então? Em que é que ficamos?

camursa disse...

Mas como não tenho nem pretendo comprar nenhuma guerra pessoal com ninguém… vou continuar a dar o meu contributo saudável…

camursa disse...

Para o 25 de Março já foi encomendada pelo Sr. Presidente da Associação a uma empresa de granitos da região a PRIMEIRA PEDRA.

camursa disse...

Foi também encomendada pelo Sr. Comandante a uma joalharia de renome da região uma colher de pedreiro.

Pedro Ribeiro disse...

Palavras de à 21 anos!!!

NA SANTA HORA QUE PASSA

Falar da Corporação
Dos Bombeiros Voluntários
Da cidade de Viseu
Que há cem anos se fundou
É rezar em oração
A uma luz que se acendeu
E nunca mais se apagou;
E continua a brilhar
Em feitos extraordinários
Na sua constante lida
Para bem mais se ufanar
Da sua nobre divisa
Que é dar a Vida por Vida,
Sempre pronta a auxiliar
Alguém que dela precisa.

Em peito de gratidão
Estende-se esta Oração,
Para além dos fundadores,
A tantos bons servidores,
De saudosa memória,
Que por Amor e Bondade
Enriqueceram a história
Desta Colectividade.

Repousando já no Além
No sono da Eternidade,
Temos de chorá-los bem
Pela sua Humanidade,
Em nome de tantas Vidas
Com lágrimas bem sentidas
E de profunda saudade;
E receber o legado,
Neste mundo complicado,
Por vezes indiferente à dor,
De caber sempre ao Bombeiro
Ter de dar ao mundo inteiro
Lições de Paz e Amor!

E para não me alongar,
Na Santa Hora que passa,
Aos vivos vou desejar
Que Deus lhes conçeda a graça
De nenhum desanimar,
E a suprema virtude
De terem muita saúde
Para a Obra não parar.

Quem prefaz um centenário,
Que estamos a festejar,
Já tem um grande rozário
De contas para rezar...

Trabalhemos, pois, senhores
Bombeiros e Directores
Por esta causa que encanta:
Se o bom trabalho é rezar,
Ninguém pode duvidar
Que a nossa missão é Santa!

Autoria de José Pereira A. Nogueira publicado na revista do Centenário em 1986.

Amadeu Araujo disse...

http://ovosquadrados.blogspot.com

camursa disse...

No próximo 25 de Março á data do 126º aniversário da Associação Viseense de Bombeiros Voluntários, irá ser apresentado o projecto e colocada a primeira pedra da obra, a muito adiada por alguns elementos do Corpo de Bombeiros, mas muito ambicionada por outros, que irá ser a nova morada da Associação e do Corpo de Bombeiros...
Irá ser uma construção moderna com assinatura do Arquitecto JM e RG com colaboração de CS...
Foram convidados para essa cerimónia varias individualidades nomeadamente: o Sr. Presidente da Associação e os seus ajudantes que levam a primeira pedra, o Sr. Comandante que leva a colher de pedreiro, a Irmandade, e não poderia deixar de faltar o Sr. Dr. João Marques este na qualidade de padrinho de toda a obra...(uma homenagem á sua dedicação, persistência e insistência, e por ter sido ele o mentor e por ter feito o esboço e engendrado toda a obra...)

camursa disse...

No próximo 25 de Março á data do 126º aniversário da Associação Viseense de Bombeiros Voluntários, irá ser apresentado o projecto e colocada a primeira pedra da obra, a muito adiada por alguns elementos do Corpo de Bombeiros, mas muito ambicionada por outros, que irá ser a nova morada da Associação e do Corpo de Bombeiros...
Irá ser uma construção moderna com assinatura do Arquitecto JM e RG com colaboração de CS...
Foram convidados para essa cerimónia varias individualidades nomeadamente: o Sr. Presidente da Associação e os seus ajudantes que levam a primeira pedra, o Sr. Comandante que leva a colher de pedreiro, a Irmandade, e não poderia deixar de faltar o Sr. Dr. João Marques este na qualidade de padrinho de toda a obra...(uma homenagem á sua dedicação, persistência e insistência, e por ter sido ele o mentor e por ter feito o esboço e engendrado toda a obra...)

camursa disse...

Já me esquecia de dizer de dizer o local da futura morada.
Será sensivelmente a meio da Rua Pedras Alçadas, mesmo em frente ao casa de electrodomésticos “Idea”.
Sim, sim, mesmo ai. No portão de ferro… e um muro de pedra…
No espaço para um jazigo perto da entrada, já lá se encontra uma placa:
“Futuras instalações, abre brevemente”
“Aqui jaz o Corpo de Bombeiros Voluntários de Viseu / Associação Viseense de Bombeiros Voluntários, uma Família outrora honrada”

camursa disse...

As bolas já estão na tômbola, vão andar durante alguns dias a roda... Resta saber se o resultado que vai ser divulgado é o real ou se tratou de mais uma manobra de diversã...

camursa disse...

Será que o Sr. Comandante irá tirar algum trunfo da cartola.
Ou será mais um outro truque de ilusionismo.
Será que é desta?
Vamos esperar para ver se o 1º andar tem lá o dedo e se aprova ou não…

camursa disse...

Vamos estar atentos ás chaminés da Rua José Branquinho.
E ficar a espera do fumo branco…

camursa disse...

Sr. Sou Camurça…
Está com umas piadas…

camursa disse...

A aguardar o dia D

Julgo que todo o Corpo de Bombeiros aguarda com muita expectativa, a nova equipa de comando que irá levar o Corpo de Bombeiros ao progresso…
O Corpo de Bombeiros espera destes “novos 3” elementos muito trabalho e dedicação. Só assim será possível devolver o Prestigio de longos anos de história do centenário Corpo de Bombeiros…
Venha quem vier… Mas que venham com novas ideias solidas para o futuro… que se defina uma estratégia conjunta que envolva todo o Corpo nesse possesso.

camursa disse...

A ARTE DE COMANDAR

É preciso cada vez mais arte para comandar pessoas, e mais arte e engenho ainda quando se trata de comandar voluntários, ao seja quando se exige muito sacrifício “VIDA POR VIDA”, sem nada dar em troca…
Ai é imperativo criar estímulos, espírito de sacrifício, espírito de corpo, motivação, carisma, é preciso dar exemplo, para criar identificação com quem comanda, …
E isso não está ao alcance de todos, apenas alguns tenhem esse dom...
Os tempos mudaram. Mudanças de fundo e ainda bem que assim foi.
Antes todos os incêndios eram apagados a material sapador, mais tarde com moto-bombas portáteis, encosta a cima encosta a baixo, com elas as costas, depois surgiram os primeiros carros equipados especificamente para combate a incêndios, e até aos dias de hoje não parou a evolução… fardas, capacetes, aricas, nomex, aps, espumas, escadas de alumínio, são alguns exemplos do resultado dessa evolução.
Com esta evolução, também se exigiu uma abertura e evolução das mentalidades.
Hoje comandar não é fácil, compreendo, mas é necessário uma nova arte de comandar…

Amadeu Araujo disse...

É preciso é saber e humildade tb ajuda. E SOBRETUDO MATURIDADE, que falta aos velhos e sobeja a muito novo. Enfim, quando as pessoas se convencerem de que é uma honra e não um trampolim, é uma distinção e não uma peneira, as coisas vão lá. Entretanto...

JUSTICEIRO disse...

Os bombeiros voluntários de viseu estão ao rubro!!!!

JUSTICEIRO disse...

É a primeira vez que participo neste blog e cá vai. Ontem recebi uma mensagem do Ribeiro, mais conhecido por catota, não directamente dele,mas de um suposto amigo, .... o gajo está doido.....Quer sangue nos bvv, quer uma revolução!!!!!Ainda diz que gosta dos Bombeiros....bolas....Calma camarada....vamos esperar...Catota, como amigo que sou quero te dizer k tens que mudar o teu comportamento fora dos bombeiros...andas a falar muito e a meter gente ao barulho que julgas que são teus amigos e depois entalas-te...tens consciencia que jamais terás o estatuto que tinhas dentro da corporação...e a proxima que faças és expulso..os teus amigos que são importantes, bem no fundo não servem para nada e deixam te cair no primeiro instante.....cuidado...
Pelos vistos o ribeiro ficou assim quando soube que o Luis Duarte meteu a carta de "despedida", é preciso lembrar a certas pessoas que não há ninguém insubstituível....se sair que eu duvido, vão aparecer outros que ocuparão com bravura os mesmos lugares.....Fala-se no José Luis e Joaquim coelho para adjuntos.....não é mal escolha, pelo menos cabedal têem para demonstrar o que valem....
Brilhante escolha sr comandante carlos sousa...também aprovo o segundo comandante Horácio alves.....
É necessário e urgente seguir em frente e não olhar para trás....o que está feito está feito...vamos em frente...quem quiser muito bem, quem não aceitar, façam como o luis duarte.....metam a carta...
mas estou convencido que o luis vai voltar....acho de bom tom haver uma reunião de companhia

camursa disse...

Não deveriam os responsáveis da Instituição, fazer uma introspecção e tentar perceber o levou vários elementos, importantíssimos na historia do Corpo de Bombeiros e da Associação e para a continuidade sustentável do Corpo de Bombeiros, a pedir a passagem ao Quadro de Honra e alguns até a exoneração???

Nomeadamente: Chefe Carlos Couto, Sub. Chefe Fernando Santos, Chefe Pompeu, Chefe Joaquim Fernando.
(que me desculpem os elementos pela colocação do nome, mas tinha que ser para dar sentido ao comentário / a ordem é a de saída)

O que fez com que saíssem pela porta pequena, quando mereciam com mérito próprio sair pela porta da frente e pela porta grande, todos eles com alguns anos ainda pela frente para poderem dar no activo???

E bastante falta que fazem ao Corpo de Bombeiros…

Talvez sejam as mesmas razões que levam a que alguns elementos mais jovens se desinteressem e se afastem lentamente, e assim se assista a morte anunciada e a prazo do Corpo de Bombeiros…

camursa disse...

Julgo que as perguntas são pertinentes, para percebermos o estado do Corpo de Bombeiros…

JUSTICEIRO disse...

Sr Camurça...deixe que lhe diga que o chefe Pompeu foi embora pois estava farto de bombeiros e nem poderia exercer,queria ter um lugar de destaque e como nunca lhe foi dado, abandonou...o sub chefe fernando santos, abandonou por motivos pessoais e profissionais.....nada teve a ver com questões internas...o chefe carlos couto abandonou pois aliou-se a pessoas que não interessavam e arrependeu-se, os amigos dele trairam-no e ele não esteve para se chatear.....o chefe joaquim fernando, se calhar o unico que abandonou por motivos internos...deu muito à casa e só via portas fechadas....
Percebeu sr camurça????
Esta corporação precisa de uma limpeza....a começar em alguns chefes e acabar nalguns aspirantes, quando sairem esses bombeiros, tudo voltará a ser como há 20 anos atrás, uma familia...

JUSTICEIRO disse...

Fala-se que a direcção vai despedir o comandante???????

carrasco disse...

já estou farto, ó SR fernando loureiro jesus!De que? Das tuas criticas . Tens a mania que sabes tudo. Pensas que és um bom bombeiro. Pensas que es o que da mais á casa. Enfim "como diz o Zé tavares" és um triste.
Se tens muito tempo,não o gastes em blogs, és um blogista e sei que tens varios nicks. Vê lá se arranjas um emprego, e muda de atitude. UM emprego deve ser dificil, depois de teres andado a por as unhas em dinheiros alheios, ade ser dificil. A tua sorte é que matas a fome nos bombeiros...

Fernando Loureiro Jesus disse...

Muito bom dia.
Sou o Fernando Loureiro de Jesus.
Sr. Carrasco, vou dizer-lhe uma coisa, está completamente enganado. Eu não sou nenhum espelho seu.
Ao contrário do que o Sr. e algumas pessoas possam pensar, esta é a primeira vez que aqui venho escrever, mas não a primeira que aqui venho ler os comentários. Confesso que já estive para cá escrever, mas quando vi pessoas como o Sr. a provocar e difamar outras pessoas, por de traz de um nik, não me quis colar a esse tipo de pessoas.
Escrevo hoje, infelizmente pelas piores razões, e porque a circunstancia assim o exige. Mas fique a saber que não pretendo voltar a faze-lo.
Não sei de onde veio essa sua ideia, terá sido com toda a certeza um sonho, ou pesadelo.
Quando diz, que eu tenho a mania que sei tudo, está muito enganado, pois não sei tanto como gostava de saber, por exemplo, gostava de saber; Porque se meteu comigo? O que é que pretende em me difamar? O que ganha com isso? Se lhe devo alguma coisa? Quem é o Sr.?, e mais algumas coisas. Quanto a bombeiros, também gostava de ter mais formação.
Quando dou a minha opinião, que talvez o Sr. confunda com saber tudo, mas é muito diferente, faço-o no quartel sempre que possível no local próprio, quer em reuniões de companhia, no gabinete de comando quer na sala do bombeiro em conversas informais com os meus camaradas, e quando o faço, faço-o com o intuito de que as coisas mudem sempre na para melhor, na minha opinião é claro, talvez as vezes não me exprima da melhor forma, e as pessoas confundam as coisas, se calhar eu falo, dou a cara e dou a minha opinião porque gostava que o corpo de Bombeiros fosse mais atractivo, que fosse um verdadeiro corpo e não houve-se tanta injustiça, falo talvez de algumas coisas que muitos também gostavam de ver diferentes, e acham que estão mal, mas não têm coragem para o falar em publico. Talvez algumas pessoas não gostem que eu dê a minha opinião, talvez os incomode, porque pretendo ser o mais justo possível, e cortar a direito e á pessoas que não gostam nem admitem que lhe digam algumas verdades. É normal.
Senti na pele no dia 17/11/02, á 5 anos a traz, essa mesma incompreensão, por ter dado a minha opinião, e ser mal aceite. Porque a opinião é como as pessoas, não agradam a todos e ainda bem que assim é, não somos todos iguais. Já pesou o que seria hoje a sociedade se não fossem as opiniões das pessoas ao longo do tempo.
Triste é pessoas como o Sr., terem que se esconder a traz de um nik para falar.
Olhe, o Sr. não precisa de se meter nem preocupar comigo, pois eu não sou nenhum seu adversário, nem aspiro a nenhum cargo, sou apenas um modesto Bombeiro de 2ª Classe cumpridor das minhas obrigações, ADORO MUITO e tenho muito orgulho de ser BOMBEIRO VOLUNTÁRIO DE VISEU, cada vez que saio para a rua em serviço faço por passar uma boa imagem e dignificar o corpo de Bombeiros, e dou o que posso. Mas se isso lhe interessa muito, acho que ainda poderia dar mais um pouco, mas sabe porque é que não dou? Por causa de pessoas como o Sr., que passam o tempo a falar, preocuparem-se com a vida dos outros e a falar mal de a, b e c. E como eu existem muitas outras pessoas.
O Sr. está farto? Também eu estou farto de ipocritas, como o Sr.. Como diz o ditado quem não gosta come menos, e voz de burro não chegam ao céu.
A não ser que queira concorrer comigo aos “Joãozinhos”agora ”Carlinhos” símbolo do trabalho e reflexo dos serviços efectuados. Nisso sim, posso ser seu concorrente, e no dia 25 de Março a gente vê o que cada um vale, mas se não tiver direito a nenhum venha ter comigo, tenho uma colecção deles em casa não me importo e terei muito gosto em lhe dispensar alguns, tem é que os lavar pois foram ganhos com muito suor pessoal.
Quanto a mudança de atitude, sim realmente vou mudar, vou pedir férias quem sabe até inactividade, ao se calhar não, assim dou-lhe oportunidade de se revelar, entretanto pode ser que a escumalha como o Sr. se vá embora, pois pessoas como o Sr. realmente não fazem falta ao corpo de Bombeiros.
Quando uma pessoa perde a dignidade e faz o que o Sr. fez, esconde-se a traz de um nik e trata mal toda a gente, assim é muito fácil. Ao ponto que alguns “homens” chegam…
Ao contrário do que o Sr. desejaria, não estou aqui para o provocar.
Talvez o Sr. Nem sequer seja Bombeiro, e nesse caco nem seque mereça tantas palavras. E fique a saber que só não sei o que não quero saber.
Já agora como eu escrevi e pus o nome agradeço que também ponha o seu, e que se identifique, assim estaríamos em igualdade, e eu poderia fazer-lhe algumas perguntas e falarmos pessoalmente. E também podia fazer como o Sr., inventar algumas calunias sobre o Sr. e espalha-las, assim ficava-mos “kits”, foi um golpe muito baixo.
Pode ser que me possa matar a fome…

Fernando Loureiro

chefe pompeu disse...

Exmo Sr. Sou Carmurça
Não tinha a intenção alguma de lhe passar cartão, mas como sua Exa. não tem o minimo de dignidade, visto não dar a cara!
Para mim não passa de um canalha, de alguém que se refugia numas porcas e maldizentes palavras.
Seja homem e deixe-se desmascarar.
Tenha respeito pelos outros e por si.
Não entre em quezirias. Deixe os Bombeiros e o bom nome desses Homens e Mulheres que enaltecem a casa e que tudo fazem em prol dos outros.
A verdade vem ao de cima e sua Exa. vai ser descoberto, depois tudo se resolverá!
Não seja porco dê a cara! De cobardes está o mundo cheio e eu não lhe admito que fale no meu nome.
Pois não lhe dou nem nunca dei confiança para tal.
Tenha cuidado, veja com quem se mete! Não quero mais o meu nome e muito menos diminuitivo! Pare enquanto é tempo!!
Porque?
Os cobardes serão descobertos
O Chefe do Quadro de Honra:
José Pompeu Dinis.

camursa disse...

Há já alguns dias que não visitava o blog, e quando o fiz hoje, fiquei de veras chocado com o que li! E pegando nas palavras do Fernando Loureiro, "Ao ponto que alguns “homens” chegam…".
Voltaram novamente as ofensas pessoais... meus senhores pensei eu que já tínhamos crescido o suficiente e passado essa fase.
"...sou apenas um modesto Bombeiro de 2ª Classe cumpridor das minhas obrigações, ADORO MUITO e tenho muito orgulho de ser BOMBEIRO VOLUNTÁRIO DE VISEU, cada vez que saio para a rua em serviço faço por passar uma boa imagem e dignificar o corpo de Bombeiros..."
Gostava de realçar o carácter deste homem. Estas palavras falam por si.
Será que todos os Bombeiros tem esta postura, no dia a dia?

camursa disse...

Durante o fim de semana passado os Bombeiros Voluntários de Viseu foram paginas de jornais nacionais, abertura de noticiários nas rádios locais... o nosso Corpo de Bombeiros é noticia, não pelas ocorrências mas sim pela má gestão e desorganização, "turbulência nos Voluntários", "PJ investiga compra de ambulâncias", etc...

camursa disse...

O Sr. Presidente deve estar confundido, como sempre... e nega tudo... claro...
A PJ esteve mesmo nas instalações da Instituição, grupo minoritário pode ser maior do que o Sr. Presidente julga, mudança de comandante não sabíamos que está a pensar em mudar o Comandante novamente,...

camursa disse...

Sr. Presidente, admita que fez asneira e da grossa...
Para além de tentar interferir e controlar o Corpo Activo, através de jogos de poder, ainda menospreza os Bombeiros.
Tenha uma atitude lúcida e inteligente…
Vá-se embora… já ninguém o grama…

Amadeu Araujo disse...

A pior coisa que se pode ter quando se é bombeiro é medo. Sobretudo medo dos ignorantes e daqueles que de bombeiros nada sabem.

camursa disse...

Sr. Justiceiro segundo as suas palavras foram-se todos embora porque queriam galões, é isso?
Pois olhe que segundo sei essas mesmas pessoas que o Sr. se refere outrora foram convidadas a fazer parte do Comando e não aceitaram. Enquanto que alguns elementos, antes não tinham tempo para os Bombeiros, por motivos profissionais, mas agora subitamente passaram a ter muito tempo para vaguear pelo quartel, ir a jantares, e até sobra para arranjar conflitos,…

Zé do Batedor disse...

Na passada sexta-feira dia 23/02/07, reuniram as quatro secções do Corpo de Bombeiros.
Convocados pelos seus respectivos Chefes, os Bombeiros compareceram em massa, estiveram na reunião meia centena de bombeiros mais os quatro Chefes, ou seja, mais de 50% do Corpo Activo.
O único ponto da reunião foi a actual situação de impasse do Sr. Comandante.
Os quatro Chefes em bloco decidiram e apresentaram nessa reunião uma proposta de minuta de uma carta que seria aprovada em plenário, assinada pelos presentes e entregue ao Sr. Comandante, onde se pedia ao Sr. Comandante para resolver o impasse quanto a sua decisão de escolher a sua equipa de comando, que já se arrasta desde Novembro de 2006, e tem causado muito mau estar dentro do Corpo de Bombeiros.
Durante essa mesma reunião foram ventiladas algumas formas de protesto, caso o Sr. Comandante não se decida até a próxima sexta-feira 02/03/07. Desde logo foram rejeitadas por todos os Bombeiros, todas e quais queres formas de protesto que ponham em causa a operacionalidade do Corpo de Bombeiros.
A reunião não foi de modo algum uma ameaça, mas sim mais um, e talvez o ultimo voto de confiança e uma oportunidade dada pelos Bombeiros ao Sr. Comandante, para resolver o problema, e para o Corpo de Bombeiros continuar em frente…
No final a minuta da carta foi aprovada por unanimidade e todos os Bombeiros presentes assinaram a mesma.

Parabéns aos Chefes, por tal iniciativa e tentarem resolverem o problema pacificamente, só peca por vir quatro meses atrasada…
Estamos convosco… a união faz a força…

camursa disse...

Pelos vistos os Sr.s. bloguistas ficaram intimidados com as notificações da GNR...
Não se aflijam, tenham calma, quem não deve não teme...

camursa disse...

Parece que já se começa a ver uma vela acesa ao fundo do túnel…
E preciso dar vários passos consecutivos em frente, e não como até aqui, quando se dava um paço em frente, logo a seguir se davam dois para traz…