domingo, novembro 12, 2006

DEIXEM-ME QUE VOS DIGA

Permitam-me, ou não, que um maçarico vos fale, sim, porque maçarico mas com 

cara para dar e boca para falar.

Continuando vou ser breve e relembrar aqui também algumas coisas que eu fui 

aprendendo no quartel onde cresci, já para não falar nos exemplos com quem 

cresci, e já que os senhores são frequentadores do quartel devem saber de 

quem falo; esses HOMENS que  estando ainda entre nós ou não, merecem 

respeito por eles, e por tudo que vos tentaram transmitir a voçês todos que 

se dizem bombeiros em letras grandes.


A DISCIPLINA É A BASE DA ORDEM, A ORDEM É A BASE DO PROGRESSO. A obediência 

é uma Virtude que conduz à disciplina , à Ordem e ao progresso da corporação 

e dos seus Homens.


UMA CORPORAÇÃO É UMA IRMANDADE. o bom Bombeiro é dedicado e cumpridor, mas 

SEMPRE desinteressado no serviço.


OBEDECER PARA SABER MANDAR, É COMO COMEÇA O BOM BOMBEIRO. nunca se discutem 

as ordens superiores, cumprem-se com prontidão e respeito.


SÊ COMPREENSIVO E INDULGENTE PARA QUE O SEJAM CONTIGO. Dentro e fora do 

quartel, no serviço ou fora dele, MOSTRA A TUA NOBRE QUALIDADE DE BOMBEIRO.


Foram estes valores e mais alguns que me fizeram abraçar a Honra e a 

Responsabilidade perante mim e os outros de querer ser BOMBEIRO.

Finalizando, um Homem é aquilo que pensa, faz, e assume ou não. Toda a sua 

vida será vivida em virtude do seu passado, do que aprendeu com ele ou não. 

E como dizia o outro: E mais não digo...


Um Abraço. Pedro Miguel de Jesus Marques Portela Ribeiro

13 comentários:

tiago.paiva disse...

Não podia deixar de comentar...
Muito bem conseguido Pedro, parabéns.
Abraço

Amadeu Araujo disse...

Acredito que seja sentido, mas uma companhia de homens é um colectivo e estamos a afunilar na defesa de um camarada, um bom e pragmático camarada, é certo, todavia a afunilar. Que já ninguém fala dos telefones, das inquirições policiais que já começaram a ouvir antigos dirigentes e da necessidade de um novo VSAT e um novo PSU. E isso, por mais que eu respeite o Catota, é superir a todas as individualidades. Um abraço aos dois Catotas.

PS: Temos que nos encontrar no Chias Bar Pub

Pedro Ribeiro disse...

Meu amigo Amadeu, escrevo para ti, como amigo de verdade que te tenho. Não temos de ser platónicos, mas acho que o meu post nada tem a haver com PJ, VUCI's ou VSAT's, até porque dessas coisas pouco sei, e quanto à sua operacionalidade, também não me compete, mas digo-te o que posso e devo dizer, quanto ao VSAT está bem e recomenda-se.
Quanto ao Sr. "Sou Camurça".
Hoje está quem está, amanhã o Sr.,deve ser mais velho que eu, e depois EU, e quando lá estiver EU, serei EU e não quem esteve ou deixou de estar, fez ou deixou de fazer da maneira que entendeu. E como me disse a mim um GRANDE HOMEM quando entrei para os bombeiros, os bons exemplos são para se seguir e aprender, os maus, para não se fazerem nunca quando estivermos no lugar de quem os fez um dia.
Mas também tenho de dizer uma coisa: quem está ou deixa de estar como meu superior ou Comandante é e será O MEU COMANDANTE.
UM ABRAÇO

camursa disse...

Concordo com o Sr. auto-escada.
Já agora quem é?
De cres a cres vem cá mandar umns vitaites e depois desaparece.

camursa disse...

Já agora…
Li uma notícia num jornal diário da região, que os bombeiros estavam a ser investigados…
Hummm isto promete…
Comprei um dia destes 5 rifas a um bombeiro, se fosse hoje... mandava-o dar uma volta…
Será que uma Instituição centenária, merece estes dirigentes? Os Bombeiros parecem uns “fantoches” nas mãos desses dirigentes. Vão ter que me perdoar a expressão. Bem sei que os Bombeiros no desempenho da sua missão são espectaculares, basta olhar para eles nos fogos florestais, nos fogos na cidade, nas inundações, nos acidentes… e o seu trabalho fala por si, e o orgulho que a cidade tem em vos …
Coragem para todos os Bombeiros continuem assim espectaculares, mas abram também os olhos… tomem as decisões certas e coloquem á vossa frente alguem que verdadeiramente vos represente dignamente, porque bem merecem…

heresias consentidas disse...

ó pexoal!
tomem lá uma anedota que encontrei aqui na net pk vcs tb têm de se rir e há certas coisas k não são pra levar a sério!!!!

eu venho cá amanhã deixar um comentário dos "à séria", mas hoje fica uma anedota daquelas que não fazem mal a ninguém.

riam-se pk rir faz bem à saúde!

pra chatices já vos basta as que têm lá no quartel, não é assim?

abraço do
herc

os bombeiros voluntários de viseu


Um incêndio deflagrou ontem num pinhal dos arredores de Lamego.

Os bombeiros locais foram imediatamente chamados a extinguir as chamas. O fogo estava cada vez mais forte, e os bombeiros não conseguiam dominá-lo apesar de todos os seus esforços.

A situação já estava a ficar fora de controlo, quando alguém sugeriu que se chamassem os Voluntários de Viseu.

Apesar de alguma dúvida quanto às capacidades e equipamento dos Voluntários de Viseu, seria mais uma forma de auxilio.

E assim foi.


Os Voluntários chegaram num camião velho, desgastado por anos e anos de operações de combate.

Passaram em grande velocidade e dirigiram-se em linha recta para o centro do incêndio!

Foram mesmo até ao meio das chamas e pararam.

Estupefacta, a população assistiu a tudo. Bateram palmas à coragem dos Voluntários de Viseu.

Os BV saltaram todos rapidamente para fora do camião e desataram a esguichar água freneticamente em todos os sentidos.

Como estavam mesmo no meio do fogo, as chamas dividiram-se, e restaram duas metades que facilmente acabaram por ser controladas.

Impressionado com o trabalho dos Voluntários de Viseu, o dono do pinhal respirou de alívio quando viu a sua propriedade ser poupada à devastação das chamas.

E ali mesmo passou imediatamente um cheque de 5000 euros à corporação voluntária viseense, o que foi muito aplaudido por toda a população presente.

Um repórter do jornal local perguntou logo ao Comandante dos Bombeiros:

- "5000 euros! Já pensou o que vai fazer com esse dinheiro?"

- "Penso que é óbvio, não é?" - responde o comandante sacudindo a cinza do capacete... - "A primeira coisa que vamos fazer é arranjar o car*** dos travões ao auto-tanque!"

Pedro Ribeiro disse...

Antes de mais desejo a todos um Santo Natal e um feliz Ano Novo.

A Tuna Da Associação Viseense de Bombeiros Voluntários teve inicio à 15 anos pela mão de um grupo de amigos com o fim de cantar as boas festas pelas ruas e beber uns copos! Já nesse grupo e com 12 anitos os acompanhava, até que se decidiu levar a coisa mais a sério e então revitalizou-se o carácter cultural da associação pelo meio da música, e assim nasce a tuna nos moldes que se conhecem! Nunca foi objectivo ter elementos bombeiros, isso foi o pontapé de saída, mas sim amigos da causa e da musica. Posto isto desde sempre se levou alto e bem longe o nome dos bombeiros de viseu, chegando-se a editar um CD, e tudo pela mão do saudoso José Correia, que na sua humildade deixou a tuna à vários anos ficando eu entregue à parte musical da tuna conseguindo-se manter o grande nível que tinha, mas como as pessoas querem sempre protagonismo nos meios em que estão envolvidos, aproveitou-se um momento menos bom do grupo e também da minha parte, o que é normal haver, para essas pessoas se empinarem e quererem assumir o "comando" do grupo, o que sempre estiveram à vontade, nem eu nem o meu irmão nunca estivemos agarrados a nada e sempre deixei a porta aberta a soluções para revirtalizar o grupo, o que nunca aconteceu, chegando ao ponto de saírem ainda mais. Então, à cerca de um ano sei mais nem porquê foi-me entregue uma carta horas antes de uma reunião o que obviamente não pude assistir, e aí, mudaram-se dias de ensaio, ensaiador, e mais o que quiseram, inclusive a inclusao de elementos sem a minima formação e conhecimento uns dos outros já que era tradição acontecer. continuei a ir aos dias de ensaio normalmente, mas esses dias já não eram supostos de haver ensaio, e vim depois a saber por linhas travessas das opções tomadas! NUNCA SAÍ, NUNCA O MEU IRMÃO SAIU, e só ao fim destas decisões quem tinha saído voltou a entrar, Giro não é?
Tive uma reuniao com o sr. presidenter e vice-presidente em que vejam bem, só aí ficaram a par do que tinha acontecido, e foi-me exigida a entrega de items em meu poder o que acedi, já que nunca roubei nada a ninguém, pena é que não era só eu que tinha artigos da tuna mas só a mim foram pedidos por CARTA REGISTADA COM AVISO DE RECEPÇÃO e ameaça de procedencias legais! E é isto!

Ninguém se lembrou da época em que fiquei entregue à tuna sem chão para trabalhar e criei um reportório inteiro que ainda tentam tocar.
Quando o trabalho está feito é fácil pegar nele e ficar com os louros mas é preciso tomates para o aguentar!

279768100 disse...

www.bombeirosdefozcoa.blogspot.com - Visitem.

camursa disse...

...VIVA A REPUBLICA...
...das bananas...

camursa disse...

Sem duvida o Sr. Comandante Carlos Sousa irá ficar para a história dos Bombeiros Voluntários de Viseu...
Pelas piores razões infelizmente:
Por maior numero de processos na gaveta,
pela falta de coragem para enfrentar os problemas,
pela falta de determinação,
pela falta de exemplo,
por se deixar manipular,
por nem fazer nem deixar fazer,
por ser “deixa andar” ”depois vê-se”,
e por tudo o resto…

Irá ser ele que a frente da irmandade levará a cruz no dia do funeral da Instituição…

camursa disse...

Mas como nem tudo é mau…
Parabéns a Direcção pela nova aquisição.
Uma ABTM, que peca por vir atrasada uns 5 anos.
Mas já e um bom principio.

A lamentar só a forma como foi conduzido o processo de aquisição, que segundo consta, não foram ouvidas as pessoas responsáveis nem foi a melhor escolha, mas sim a mais económica. Parece também que ouve uns jantares… …
IVECO ??? FUTURVIDA ??? Este conjunto não me parece o mais viável nem o mais duradouro…
Não se pode só pensar em quantidade.
Mas sim Quantidade / Qualidade
Vamos esperar para ver…
Parabéns pelo popó novo. . .

camursa disse...

Um abraço e um muito obrigado, a todos os Bombeiros Voluntários que estiveram de serviço no quartel e na estrada ao frio, longe das famílias nesta época, enquanto a gente se divertia por ai…
Para todos vos e para as vossas famílias um prospero 2007, cheio de saúde e felicidade…

camursa disse...

Talvez… talvez sim… talvez não…
Ultimamente nesta Associação tenhem ocorrido alguns fenomenos...