segunda-feira, novembro 06, 2006

Brincar!!! Porque não?

Antes de mais, saudações Bombeirísticas

Escrevo este desabafo e com este título, com o intuito de mostrar na minha opinião, o porquê de tantos problemas nos NOSSOS QUARTEIS por esse país fora.

Espero que no fim entendam as maiúsculas escritas atrás e as aspas adiante.

Há 30 e tal anos, ao colo do meu Saudoso PAI fui a um sítio fascinante, com muita gente simpática, estavam sempre a rir uns com os outros e a “brincar”. Gente daquela que nos agarra nas bochechas e nos fazem sentir não sei como, estúpidos talvez. Mas era um lugar agradável, com um cheiro…huumm, não sei mas era bom.

Havia pópós, muitos pópós e tinham luzes, o que é fascinante para um puto. Eram vermelhos, grandes. E o meu cerebrozito lá pensava a meio gás, “que espectáculo, são tão grandes e tão lindos.”

De vez em quando tocava uma corneta e via aquela gente a correr feito tolinhos para esses pópós, talvez andassem a “brincar”. Mas o esquisito era ver o meu PAI a “brincar” também. Era fixe vê-los a correr, talvez fosse à apanhada. Aquilo era mesmo giro. Como eu queria “brincar” com eles também. Mas ficavam todos sujos e se eu aparecesse assim em casa a minha mãe não ia gostar nada. E os pópós? Chegavam todos riscados e sujos. Mas pensava eu que a “brincadeira” tinha acabado. Não, estavam a limpar tudo e os meus popós estavam outra vez lindos. Como era bom ver aquela gente simpática e alegre a “brincar”, eram todos meus amigos. Comecei a ir lá muitas vezes para ver o meu PAI e os meus amigos a “brincar”. Era tão giro, era tudo tão grande para eu poder correr. Ups, lá vão eles “brincar” outra vez. PAI, Deixas-me vir “brincar” também quando eu for grande? Fixe, ELE disse que sim. Olha o Catotinha!!! Caramba, nas bochechas não.

As festas eram tão lindas, davam prendas no Natal, daquelas que os putos da minha idade gostam.

E assim passei alguns anos da minha vida. A ver os meus amigos a “brincar” e claro a apertarem as bochechas.

Agora também corro para os carros feito tolinho, mas não vejo gente simpática.

Esta é uma pequena história verdadeira, a minha história. Como tantas outras espalhadas por aí.

Hoje, passado algum tempo e já crescidinho, olho á minha volta. O meu cérebro, não a meio gás, mas com uma consciência já bem formada pensa, onde estão todos? Os meus pópós estão aqui, mas onde estão todos? Olha, vem ali um amigo meu. Caramba estava a ver que não aparecia ninguém para eu “brincar”.

Afinal não veio para aqui, foi para o café.

Sim “brincar”, sou crescidinho mas posso “brincar” com o meu PAI fazia e os meus amigos à uns anos. È para isso que cá estou.

Ai, tocou a corneta, fixe vou “brincar”. Mas!!!!!!!!!!!!!!! Ei pessoal. Bora lá. Olha não está cá ninguém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Hoje a historia resume-se a um simples “não está cá ninguém”.

Hoje é a minha KiKinha que vai ao meu colo. Mas tenho medo. Tenho medo do que ela possa ver e ouvir. Tenho medo que ela veja os pseudo “amigos” do pai, tal como eu vi outrora mas esses eram verdadeiros e puros. Esses eram Bombeiros a sério. Ainda os há, são os que vão mantendo a máquina a funcionar.

Quantos de vós não “brincaram” em tempos, levados ao colo do PAI ou não.

Era bom “brincar” não era? E agora?

Recordo esses momentos com alguma emoção e com os olhos húmidos, pelas recordações, pelas “brincadeiras”, pelos amigos e claro, pelo PAI.

Como eu queria viver tudo isso outra vez, “brincar” com os meus amigos. Mas não me deixam. E onde estão eles? Já não são tantos como antigamente.

Agora a BRINCADEIRA é outra. É feita com gente falsa, mesquinha e tacanha.

Hoje impera a cobardia.

Coloco-me muitas questões.

Se os de que estão hoje são os de outrora, porque já não se “brinca”?

Porquê tantos problemas?

O que move esta gente a andar nos Bombeiros?

Porquê tanto ciúme? Sim ciúme de amizades.

Porque não têm humildade?

Porquê tanta falsidade?

Já não sabem brincar e muitos já não são amigos.

Já não temos quartéis, mas sim autênticos jardins zoológicos onde não há respeito por ninguém. Aqueles que tanta responsabilidade têm não passam duns irresponsáveis.

Não sabem nada, pararam no tempo. Mas mesmo assim ensinam. O quê???!!!! Nem vos digo que parece mal.

Olha, está cá o circo. Mais?

Para terminar.

Deixo aqui um desejo.

Espero em breve voltar a poder “brincar” livremente com os meus amigos como antigamente, mas com amigos verdadeiros. Para que os nossos Quartéis voltem a ser casas de respeito, de virtudes e de princípios. E não de exploradores e papões. Que nessas casas voltem haver BOMBEIROS e não inergumenos falsos e hipócritas.

É uma coisa que nunca se esquece “BRINCAR”, mas vamos voltar a faze-lo. Tenho a certeza.

Sabem porquê?

OS PÓPÓS ESTÃO LÁ.

Um abraço de Viseu para todos deste vosso AMIGO que deseja boas “brincadeiras”

Carlos Ribeiro



Nota: Enviado por Carlos Ribeiro e recomendado por Pedro Portela.

13 comentários:

Amadeu Araujo disse...

Pois é, são uns tempos ruins estes que vivemos. A vida é ingrata, mas há que saber ter expectativas. E altas. Mas os tempos do "dá licença que", estão no finito. E ser-se bombeiro era ser-se um SENHOR. Todavia hoje parece que interessa é contar espingardas e saber de que lado estamos, do que o resto. Devem ser os tempos, cibernéticos, por certo.

Amadeu Araujo disse...

Dizer que toda a merda fala neste blog é de facto revelador da boa educação aprendida na caserna dos camursas. Se alguém não souber a origem dos nomes, pode sempre consultar o Chefe Chico, dos cancarras que ele esclarece. Agora dizer que os testemunhos haviam de ser seleccionados é interessante. E já agora seleccionados por quem? É o efeito da liberdade minha amiga, e quem não gosta dela vota no PRD, cria um blog próprio, ou desaparece de cena. Quanto ao resto recomendo uma fina e apurada leitura ao jornal Publico de hoje, edição centro. Porque a liberdade não deve nem teme e porque tudo aquilo que se passa num quartel de bombeiros nos diz respeito. Sobretudo quando são detentores de utilidade publica, usufruem de dinheiros publicos e dispõem de vantagens fiscais alargadas.

Amadeu Araujo disse...

Pois sou. Isso sou de certeza absoluta. Mas na altura, creio que em 1995,quando as cervejas saiam da cesta e se chegou ás duas da manhã e nada, não havia ninguém e nos lembramos de atravessar a rua e ir bater à porta onde fomos, não sabia no que isto ia dar. Até tive um acidente no IP 5 como dano colateral. Lembra-se? Assumo e penitencio-me. Agora não se pode criticar a liberdade de expressão. E confundir isso com achas para a fogueira é confundir a carreira dos bombeiros sapadores, com a dos municipais. Porque não se pode querer tudo, quando de facto já se tem tudo quanto baste. E como diria o Espadinha, "recordar é viver".

LadyOfShadow disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
LadyOfShadow disse...

Bem, queria apenas dar os meus Parabéns ao camarada RIBEIRO porque teve a coragem de dar a cara coisa que pelo testemunho falta a muita gente no quartel dos bombeiros voluntários de viseu..
Ribeiro continua como és, mantém a tua atitude e força!

Um abraço de alguém..

voluntario disse...

Amigo e camarada Cajó,finalmente o testemunho tornado publico!As palavras que todos nós gostariamos de conseguir dizer em voz alta, mas que por vergonha ou talvez por medo de represálias não se dizem.Concordo plenamente com tudo o que pensas e é uma vergonha que a nossa casa tenha chegado a este ponto.Sim...porque enquanto era só atrás dos carros, ainda conseguiamos andar pela rua com a cabeça erguida e ter orgulho em dizer que pertencias à família dos bombeiros voluntários(porque era tudo segredo) mas hoje...por muito que digamos que a nossa causa é a mais nobre das causas, ninguém nos vê com os mesmos olhos e se eramos considerados os melhores dos melhores em trabalho, disciplina e respeito, hoje...Esperemos que um dia as coisas voltem ao que eram e que possamos disputar um lugar nos nossos"pópos"para podermos de novo "brincar"todos juntos.

Quartel disse...

Subscrevo inteiramento o que diz o camarada Voluntário.
Tenho lido estes comentários todos, mas só hoje tive oportunidade de me manifestar, no anonimato claro, se não já se sabe. Pura e simplesmente sou perseguido por “eles”.
É uma vergonha o que se vive hoje na nossa casa e eu não contribuí em nada para que tal aconteça. Na verdade, as peixeiradas diárias que ali se fazem, as reuniões nos cafés, etc., em muito contribuem para isso, já para não falar na má gestão que a casa tem.
É verdade sim senhor meu amigo Voluntário, mais um testemunho do nosso Amigo Ribeiro. Mais uma vez deu uma lição de humildade, mas isso é coisa que algumas pessoas não sabem o que é.
Todos nós sabemos as realidades que se vivem ali dentro. Os problemas que alguém lá deixou. Sim, alguém que à procura de um tacho melhor deixou a nossa casa na merda, desculpem a expressão. Mesmo assim continuou a monopolizar tudo e algumas pessoas. Estava à espera de voltar para lá mas a coisa correu mal, para ele e para o que regressou na esperança de ir para o comando. Sim sim.
Quem sabe se um tal Sr. Boo não é mais um professor aposentado para ir para comandante a prazo como aconteceu com o Vitinho e até com o Bexiga.
Não sei porquê, é só um palpite, mas vejo no Sr melga um lerolero à João Marques.
Se não é, peço desculpa, mas….. .
A bandalheira em que deixou a nossa casa, já reparou?
Houve aqui alguém que falou em processos deixados na gaveta. Quantos esse comandante lá não deixou? E do Almeida, quantos? Tinha medo de quê?
Um dia a verdade virá à tona.
Mas o que me trouxe aqui não foi isto. Isto é assunto para a PJ.
O que me trouxe aqui foi manifestar o meu apoio ao meu Camarada e grande Amigo Carlos Ribeiro.
Meu Amigo, imagino o que tudo isto te esteja a custar. Tenho-te visto ao longe em frente ao Quartel e noto em ti alguma tristeza, pudera!!! É difícil para alguém que tanto dá a esta casa, tanto trabalha aqui dentro, de um momento para o outro ser privado de fazer o que mais gosta. Tenho a certeza que assim é, conhecendo-te como conheço.
Já muito foi dito aqui. Não tenho muito mais para dizer. Simplesmente que és um bom companheiro e um exemplo a seguir por muitos, sobretudo por aqueles que te passaram a rasteira. És um Homem humilde, a base para se ser um grande Bombeiro. E tu és um GRANDE BOMBEIRO desta casa. Tenho a certeza que alguns quando lerem isto vão pensar que por aquilo que digo que és o maior. Não, não é nada disso. Mas fazes parte do sangue que circula cá dentro e que dá vida a esta casa. Só que esta casa tem um vírus e tu foste apanhado por ele.
Mas vais ficar bom, és superior a qualquer hipocrisia e a qualquer estupidez das que andam aqui dentro.
Obrigado por tudo o que tens sido e por tudo que tens dado à nossa CASA. Espere em breve poder ver-te novamente aqui dentro com a tua boa disposição e a tua alegria.
Um abraço Ribeiro e coragem.
Estamos todos à tua espera, ou quase todos.
Os teus popós não são os mesmos sem ti.

POR UM COMANDO UNIDO, PARA SERMOS TODOS UNIDOS disse...

Boas tardes a todos.
Li aqui um comentário que dizia que quem aqui vinha escrever era pessoal novato. Não acredito, pode haver pessoal dos novos mas não só. Eu pelo menos não sou dos mais velhos mas também não sou assim tão novo.
Seja velho ou novo o que interessa é o que nos trás aqui, isto é, o apoio a um camarada que tem sido um Amigo de todos, um Homem que sempre fez por respeitar e ser respeitado. No fundo um dos Bombeiros dignos do nome que a nossa casa tem. Ao meu Amigo Ribeiro simplesmente quero dizer o seguinte. Não mereces nada disto, sei a falta que te estão a fazer os teus popós. Se a mim me fazem falta e venho cá todos os dias ou quase, imagino a ti que tantas horas passas à volta deles, que os conheces por fora e por dentro como as tuas mãos e que os tratas com tanto carinho. Sabes, nota-se a diferença de não lhes mexeres, salta logo à vista.
Espero que tudo isto acabe depressa e voltes cá para dentro que é o teu lugar, por mais que isso incomode algumas pessoas.
Tenho a certeza que tudo vai correr bem. Dou-te aqui o meu apoio juntamente com outros Camaradas, porque sei que tu também o farias por qualquer um de nós.
Faço votos que o nosso Comandante tenha a coragem de fazer o que tem que ser feito e que de uma vez por todas bata com o pé no chão o mostre o seu respeito. Força Comandante, não tenha medo, CORAGEM.
Faça com que todos tenhamos orgulho em si e não fique na historia dessa casa como tenso sido mais um, mas sim como o Comandante Carlos Sousa, aquele que devolveu a dignidade aos Bombeiros Voluntários de Viseu.
Escolha bem os que vai ter junto de si, eles estão todos aí bem perto, MAS NÃO DEIXE AS COISAS COMO ESTÃO, POR FAVOR.
Ribeiro, para terminar, um GRANDE ABRAÇO.
Volta depressa, um amigo como tu não pode estar longe.
Esta casa precisa de todos os que a amam e não para os que se servem delas para vaidades pessoais. Precisa de ti.
Força meu amigo.

Amadeu Araujo disse...

Parece quase um discurso de alguém transferido para a D. João I e não D. Carlos I (percebeu, ou quer que eu seja mais explicito? Só se for para perguntar se já recebeu as horas em atraso, ou se já resolveu aquele acidente, lembra-se?)
Bom qualquer dia só falta dizer que pago pensão de alimentos, que fumo umas charradas e que estou envolvido nos assaltos aos fios de cobre. Vão ladrando os cães e a caravana continua a passar. Mas existem muitas maneiras de cozinhar carne de porco e o churrasco é só uma delas.
Um abraço.

heresias consentidas disse...

67 comentários!
se fossem de bombeiros e estivessem assim tão unidos (os recontros verbais aqui e ali podem limar-se com elevação!) os problemas dos Bombeiros já estavam resolvidos! e até já podiam todos dar a cara, embora eu saiba que em Portugal é extremamente dificil aceitar a liberdade individual...

de qualquer forma, enquanto não arranjo vagar para deixar aqui umas coisitas que eu cá sei, gostava de deixar um abraço enormérrimo ao Cajé e dizer-lhe que pode contar com a minha solidariedade e com tudo o mais que precisar da minha pessoa!

e eu chamo-me herculano da costa, podem vir-me bater se quiserem e até podem dizer que eu devo dinheiro a toda a gente! o que tenho a dizer fica dito!!!

abraço a todos
hc

heresias consentidas disse...

perdão: CAJÓ
(fica a ressalva)

hc

heresias consentidas disse...

ps:
...mas em que é que o facto de "dever" dinheiro ou não dever implica com a estatura moral da pessoa e com a lisura do seu discurso???

é que não estou a perceber! percebo é que deve dar um "jeitão" a quem atira a pedra e esconde a manápula...

se assim fosse, o José Veiga, do Benfica, por exemplo, já tinha sido queimado em pelourinho!

felizmente que já vão longe os tempos da Inquisição, embora de vez em vez apareçam os rufias a desejar ressuscitá-la p'ra próprio benefício!

hc

chefe pompeu disse...

Exmo Sr. Sou Carmurça
Não tinha a intenção alguma de lhe passar cartão, mas como sua Exa. não tem o minimo de dignidade, visto não dar a cara!
Para mim não passa de um canalha, de alguém que se refugia numas porcas e maldizentes palavras.
Seja homem e deixe-se desmascarar.
Tenha respeito pelos outros e por si.
Não entre em quezirias. Deixe os Bombeiros e o bom nome desses Homens e Mulheres que enaltecem a casa e que tudo fazem em prol dos outros.
A verdade vem ao de cima e sua Exa. vai ser descoberto, depois tudo se resolverá!
Não seja porco dê a cara! De cobardes está o mundo cheio e eu não lhe admito que fale no meu nome.
Pois não lhe dou nem nunca dei confiança para tal.
Tenha cuidado, veja com quem se mete! Não quero mais o meu nome e muito menos diminuitivo! Pare enquanto é tempo!!
Porque?
Os cobardes serão descobertos
O Chefe do Quadro de Honra:
José Pompeu Dinis.