segunda-feira, outubro 16, 2006

Sismo em Portugal

E estamos entregues a esta gente: Competentes, Letrados e Sabedores!!
O bom do cidadão que paga o seu imposto tem direito a sentir-se (e estar) protegido!
Leiam o artigo abaixo, meditem e logo se conclui que é preciso, urgente e indispensável correr com esta cambada de (i)responsáveis!

Notícia completa em: http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/Sismo+lisboa.htm

Um sismo de fraca intensidade foi sentido antes das 21h00 um ponto em todo o país. O abalo teve uma magnitude de 3.6 na escala de Richter e não fez vítimas ou danos.

O sismo foi sentido, precisamente, às 20h52 em várias regiões de Portugal, mas sem provocar quaisquer danos, revelou o Instituto de Meteorologia. O epicentro do sismo situou-se a seis quilómetros a nordeste da Lourinhã.
Em declarações à Lusa, um responsável do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) diz que este organismo tem estado a receber várias chamadas. "Estamos a receber chamadas de todo o país, desde o Sobral de Monte Agraço até à Malveira. Os telefonemas estão a entupir as ligações telefónicas ao ponto de não conseguirmos contactar o Instituto de Meteorologia", disse.



1 - Já se sabia que o País, PORTUGAL, não era grande..mas daí a ser ter apenas 21 Km de extensão que é a distância de Sobral de Monte Agraço a Malveira (ver: Viamichelin.com) é que não se sabia!! O INTELECTUAL que proferiu aquela afirmação nunca terá ido – ao menos - comer uma caldeirada á Caparica! Ou nunca ouviu falar de Fátima! Ou de Monção, Faro, Vilar Formoso, Góis, Mirandela, Figueira da Foz, ou tão só, perto da pequenez do “país” dele, Sintra, Estoril, Lisboa? O mentecapto que defecou aquele comentário está convencido que “o país” é , SÓ, a paróquia onde vive?
É claro que não querem militares a comandá-los, ou dirigi-los, porque pelo menos esses que sabem ler e interpretar uma Carta Militar de 1/25.000 (tarefa complicada que 80% dos CMDS de Bombeiros não sabem fazer convenientemente) sendo que cada carta dessas abarca 16x10 quilometros! E como, por exemplo, a carta da Curia (terreola onde habito e obviamente não faz parte do “país” daquele (i)responsável do SNBPC) tem o nº 208, fácil se torna concluir que o País tem muito mais que 21 quilometros de extensão!!
Valha-nos Deus estar entregues a estes “miseráveis do socorro” !! Que – a bem dizer – são os mesmos, ou quase os mesmos por rotação entre os vários organismos de “bombeiros” e “protecção” civil há mais de 20 anos!! São como as carraças, fixam-se, engordam, obtusam-se (a palavra existe) e nada os faz largar o hospedeiro! Nem Pecusanol, nem Criolina, nem nada !!
Resumindo: pela bacorada do (i)responsável se percebe porque é que um foguito num canteiro da rotunda de Carnaxide é uma catástrofe ambiental, florestal e ecológica – com direito a Canadairs e tudo- e 2.000 Ha ardidos na Pampilhosa da Serra ou em Mação é, tão somente, um fogo de médias proporções e que “quem quiser que o apague”. PORTUGAL NÃO É SÓ – aliás, não é mesmo – LISBOA !!

2 – MAS MAIS GRAVE AINDA. Quando aquele “crâneo” arrota que: “Os telefonemas estão a entupir as ligações telefónicas ao ponto de não conseguirmos contactar o Instituto de Meteorologia", várias dúvidas se colocam.
- Então, em termos de rádio, ( E/R; emissão por radiofrequência) = 1 rede de banda baixa de bombeiros+uma rede de banda baixa da “protecção” civil+uma rede de banda alta dos bombeiros+uma rede de banda alta da “protecção” civil,; as quais deram a ganhar vários MILHÕES de EUROS a empresas simbióticas do SNB”P”C
- Em termos informáticos = e-mail (não sei se os bombeiritos e os “protectores” civis ouviram o PM falar em choque tecnológico?) ;
- Em termos de linha (vulgo PT ou telefones) linhas DEDICADAS a comunicação urgente e EXCLUSIVA entre organismos de “defesa” civil ;
- Em termos militares (lá está o problema não é !?) o recurso a; estafetas, mensageiros a pé, a cavalo, a correr, em viatura ou de qualquer outra forma conducente ao cumprimento da missão, neste caso: recolher informação, analisar, planear e executar (qualquer aspirantezeco sabe isto!) , mas ainda;
-Recurso ao uso de uma praga que dá pelo nome de telemóveis.
Agora o que eu não aceito é que

“Os telefonemas estão a entupir as ligações telefónicas ao ponto de não conseguirmos contactar o Instituto de Meteorologia",

E SE TIVESSE SIDO UM SISMO DE GRANDE MAGNITUDE?
Quem nos protegia??

Não posso aceitar, não devo, não quero e nenhum PORTUGÊS – mesmo aqueles que vivem fora do território delimitado por Sobral do Monte Agraço (que, até, já tem o seu parque infantil) e a Malveira !!
E não posso, não devo e não quero aceitar porque quem paga a um responsável do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), TAMBÈM sou eu! Porra, eu é que ajudo ao principesco vencimento desse Senhor (por mera cordialidade e boa educação)! O resto é treta, conversa politica, jogo de bastidores, arranjinhos de “bombeiritos” que há não sei quantos anos ganham 50 Euros/dia – LIVRES DE IMPOSTOS – por “compensação por salários perdidos”, como se eles soubessem fazer qualquer outra coisa que não seja perpetuarem-se no “serviço”, ou como se fosse possível que alguém – atenta a sua competência – lhes desse emprego!

É vil. É grave. É negligência pura. É amadorismo. È quase obscena a manutenção de (i)RESPONSÀVEIS destes no SNBPC !!

Obs: Sempre que refiro “bombeiritos” excluo qualquer elemento de CB com patente igual ou inferior a Chefe! Mas também incluo todos os parolitos que engordam à custa de acções, ditas, de formação.

JCRosmaninho
Curia


Como me chegou este texto por email, faço o favor de o publicar.
Cumps

Sem comentários: