terça-feira, abril 04, 2006

Fogos já ameaçam florestas do Centro

O fogo destruiu ontem áreas florestais de vários concelhos dos distritos de Coimbra e Viseu, revelando sinais do que será a época de incêndios. O caso mais grave ocorreu em Cantanhede e as autoridades suspeitam que teve origem criminosa.

Em Viseu houve casos em Tarouca, Almaça (Mortágua), Adiça (Tondela), Travanca de Bodiosa (Viseu), Águas Boas (Sátão), Canas de Santa Maria (Tondela), Carregal do Sal, Ariz (Moimenta da Beira) e Barroncal (Lamego).

César Fonseca, coordenador do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil em Viseu, disse que os focos de incêndio em mato e floresta foram extintos rapidamente pelos bombeiros. Em comparação com o ano passado, nos meses de Fevereiro e Março houve menos incêndios e menor área ardida, devido à chuva das últimas semanas.

Pouco optimista, César Fonseca afirma: “Tudo aponta que vai ser outro ano terrível, pois prevê-se falta de água para o pico do Verão.”

(Excerto da noticia publicada no Correio da Manhã.)

3 comentários:

Amadeu Araujo disse...

No dia em que o meu comandante fosse assalariado, e eu, exclusivamente voluntário, ele que trabalhasse, isso era a estocada final no que resta da disciplina e brio voluntário. Adelante.Dizem que vai faltar a água. Isso não me preocupa, tenho a GNR. Agora o que louvo é a eficácia desse tal plano tecnológico que chega quase no verão. Mudanças informáticas nesta época? E depois a culpa é da água, que vai faltar. Não do resto. da agua...

fLaMa disse...

Sr. Amadeu
Pelo q percebi o Sr. já não está no activo, mas certamente se lembrará ainda de qd estava... diga-me então uma coisa.... quantos comandantes estavam de serviço voluntário durante a época de fogos qd estavam numa de coordenação?? E nessa altura, em q saiam os GPI's e posteriormente o resto do pessoal (voluntário e sem remuneração), será q só trabalhavam os remunerados?? Eu com isto quero dizer q os comandantes têm sido sempre remunerados... principescamente qd comparados com o Zé Bombeiro, só q a diferença é q eles são pagos por bons e nós sabemos bem da qualidade do serviço q muitos deles nos prestam. Eu sou da opinião de q deve haver a profissionalização dos comandantes... mas com formação adequada... acho q era um passo em frente na evolução do SNB e em direção à qualidade do serviço prestado.

Cumps

Amadeu Araujo disse...

É uma questão de postura e de entendimento. E de cima tem que vir o exemplo e houve bons exemplos de malta que deixava o trabalho e ia comandar. Perguntei por exemplo ao cmdt Américo ou ao Alberto Henriques. Enquanto pagador de impostos o Estado tem que garantir a minha segurança, o resto é um problema de organização. Entrementes, continuo a entender o voluntariado como fazendo sentido, faz falta é organiza-lo. Profissionalizar o comandante é um absurdo. Só é comandante quem tem gente para comandar, e não creio que um cmdt profissional fosse uma mais valia para o estimulo e esforço dos não voluntários. O resto, este imenso resto, já é assim desde 1993 e como diz o jardineiro e cito" enquanto houver camelos...". Voltemos a Amarante onde o cmdt não é profissional, onde as ambulâncias estão certificadas e onde, PASMO, labutam 250 (DUZENTOS E CINQUENTA) VOLUNTÁRIOS. Podiamos ir também ali a Tondela, ou mesmo, goste-se ou não a Lamego. Organização. A génese dos bombeiros é o voluntariado, e negar isso é cuspir na sopa.