quinta-feira, dezembro 01, 2005

Os investimentos...

Durante a Sessão pública de apresentação da Iniciativa COTEC sobre incêndios Florestais, o Ministro António Costa defendeu que era necessário investir na prevenção dos incêndios e profissionalizar, não de uma forma total, alguns intervenientes no combate aos fogos.
Concordo plenamente, que não é necessário profissionalizar a totalidade de bombeiros existentes uma vez que não seria necessário tantos recursos humanos de forma permanente.
O que acho realmente importante e urgente é a profissionalização de um grupo de bombeiros, os tão falados GIPES, em todos os corpos de bombeiros do país. Se estes grupos forem criados é aumentada, e muito, a capacidade de resposta, colocando-os no terreno em prevenção, mantendo-os constantemente em patrulhamentos vamos conseguir colmatar os incêndios numa altura em que estes estão a iniciar, numa altura em que estes ainda são pequenos e controláveis com pouco esforço.
Se conseguirmos detectar e chegar ao local de um incêndio de forma rápida, este nunca vai tomar grandes proporções, logo não vão ser necessários tantos recursos humanos. Neste ponto de vista, concordo plenamente que os grandes investimentos devem ser direccionados para a detecção, vigilância e prevenção uma vez que são estes os problemas radicais.
Penso também que um bom investimento seria na criação de mais brigadas heli transportadas, uma vez que estas conseguem chegar de forma muito rápida ao incêndio impedindo assim a sua violenta propagação.
Se a colocação de meios no terreno for rápida, os incêndios nunca chegam a ser “grandes” logo não vamos precisar de andar dias e dias com recursos humanos esgotáveis.

Sem comentários: