sexta-feira, julho 21, 2006

Liga dos Bombeiros faz levantamento de corporações sem "kits" anti-fogo


"A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) está a fazer um levantamento do número de corporações de bombeiros voluntários que ainda não receberam "kits" individuais de combate ao fogo, situação atribuída pelo Governo a atrasos dos fornecedores. O presidente da LBP admitiu ter ficado "surpreendido" com o anúncio feito pelo ministro da Administração Interna mas já apurou que pelo menos em Lisboa e Leiria há de facto atrasos nas entregas.

O presidente da LBP, Duarte Caldeira, disse hoje à Lusa que o levantamento já foi pedido na sequência das declarações do ministro António Costa, ontem à rádio TSF, segundo as quais algumas corporações de bombeiros estão sem "kits" individuais de combate ao fogo, porque "nem todos os fornecedores forneceram a tempo e horas os equipamentos que foram contratados pelas associações", o que fez com que em alguns distritos ainda faltem "kits"

Duarte Caldeira ficou "surpreendido" pelas declarações do ministro, pois havia a informação de que, "até ao final deste mês, todos receberiam" os "kits".

"Pedimos imediatamente ao colega que trata da logística para fazer um levantamento das associações que ainda não receberam os "kits", que deverá apresentar os resultados amanhã (sábado) na reunião da Direcção", afirmou.

O presidente da Liga admitiu já haver atrasos "nos distritos de Leiria e Lisboa", conforme confirmou após as declarações do ministro da Administração Interna.

Quanto aos fornecedores, Duarte Caldeira disse que a Liga "distanciou-se do processo da escolha". "O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil fez a consulta junto de fornecedores, escolheu-os e indicou-os aos Governos Civis, que, por sua vez, os indicaram às associações de bombeiros", explicou.

Cada "kit" de equipamento individual inclui calças, coletes, botas, luvas e protecções para a cabeça, sendo todas as peças feitas em tecido especial para resistir ao fogo e altas temperaturas.

Cada conjunto inclui também um capacete e uma tela de abrigo contra o fogo.

O investimento em "kits", para cerca de cinco mil bombeiros, ronda os sete milhões de euros, que foram distribuídos pelos governos civis e depois entregues às Associações de Bombeiros Voluntários para que fizessem as aquisições."

in Publico

E cá por Viseu...como é q estaremos?

Cumps

Sem comentários: