quarta-feira, maio 31, 2006

Bombeiros sem vacina contra a Hepatite B

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) solicitou ao Governo que seja retomada com urgência a distribuição da vacina contra a Hepatite B aos bombeiros. A LBP exige ainda que estes voltem a ser incluídos no chamado “grupo de risco”, de que foram excluídos pelo Ministério da Saúde.

A LBP disponibiliza-se desde já para proceder à identificação de todos os bombeiros, a quem esta vacina deverá ser distribuída gratuitamente, junto dos diferentes serviços, administrações regionais de saúde e centros de saúde. Em 1993/94, o então Serviço Nacional de Bombeiros decidiu proceder à vacinação de todos os bombeiros portugueses contra a Hepatite B. Nessa data foram vacinados mais de trinta mil elementos dos corpos de bombeiros.

Mas, até à presente data esta iniciativa não teve qualquer sequência, apesar dos sucessivos alertas lançados pela LBP, reforçados em 2001 quando o Ministério da Saúde decidiu excluir os bombeiros do denominado “grupo de risco” a quem a vacina deveria ser distribuída gratuitamente.

Lisboa, 30 de Maio de 2006

Liga dos Bombeiros Portugueses

Sem comentários: