domingo, novembro 27, 2005

Uma visão por cima da consulta externa.

Senhores Comandantes dos Corpos de Bombeiros, tenho andado a reparar que cada vez mais é violado o Regulamento de Fardamento dos Bombeiros.

Se esta violação fosse maioritariamente por parte dos bombeiros voluntários, posso dizer que embora funesto não o era da forma como se têm observado nas Consultas Externas do Hospital de São Teotónio por parte dos motoristas assalariados.

Os funcionários (motoristas) são aqueles que asseguram a rotina, são aqueles que deveriam ser certinhos, cumpridores de tais regulamentos e avessos ao risco, mas melancolicamente digo que acontece precisamente o contrário. Não digo que seja um erro geral, por parte de todos os corpos de bombeiros, porque não o é!

É necessário que os senhores Comandantes tomem medidas porque na verdade andamos diariamente a lutar para uma imagem que muitas vezes tem tendências para ser denegrida.

Abraços.

5 comentários:

fLaMa disse...

Concordo plenamente... o q se vê é o espelho dos comandantes.... dou o exemplo da minha corporação....a farda mais importante.... e q TODA a gente tem.... é.. a farda de gala....:D kem é q ker EPI's qd pode ter uma farda de gala :D

Bleve, Sr. disse...

Sr flama está a brincar não está?

fLaMa disse...

Infelizmente .... não. Praticamente toda a gente desde os aspirantes até ao resto do pessoal, passando pelos auxiliares tem farda de gala. No entanto qd falamos por exemplo de casacos nomex, a regra não é igual... estão lá alguns pendurados para quem chegar primeiro :p

fLaMa disse...

Concordo com o Sr. Amilcar... é importante a apresentação, mas é bem mais importante o conteúdo, nomeadamente formação e treino.
Em relação ao facto de haver fardas de todos os tipos, cores e feitios, a culpa parte desde logo à partida de kem legisla... se repararem bem na legislação, nos ultimos anos, quantas vezes alterou a regulamentação relativa aos fardamentos?? É claro q os fabricantes e as lojas aproveitam essas situações para ganhar o deles... de uma vez por todas... tal como o Sr. back draft disse... Uniformizem os fardamentos. No entanto levanta-se outro problema... o q fazer com os existentes??? deitam-se fora?

Anónimo disse...

concordo em parte connvosco, na medida em que acho que é de extrema importância e visto que os casacos de abafo que existem na generalidade dos quarteis são os Nomex e como de resto deve saber existem poucos sublinho muito pouco, que chegam até a ser escassos nas situações em que têm de ser utilizados (ex. acidente ou um incendio urbano) por tudo isto, acho que deveriam os nossos cérebros dos Bombeiros pensaram num modelo de fardamento adquado e ajustado aos tempos em que vivemos e acima de tudo não descurando as dificuldades financeiras que se debatem os corpos de bombeiros...