quarta-feira, novembro 30, 2005

As nossas conduções!


Temos nos nossos motoristas imposto um espírito de Schumacher, o que coloca muitas vezes em risco quer a própria vida, quer a do doente que se transporta quer a de outras pessoas que circulam calmamente.
Considero que a adrenalina é a principal causadora dessas conduções desportivamente alucinantes, devemos contudo relembrar o Artigo 64.º do Código da Estrada uma vez que o nosso objectivo é salvar vidas.

Trânsito de veículos em serviço de urgência:
1 Os condutores de veículos que transitem em missão urgente de socorro ou de
polícia assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua
missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas
devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
2 Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em
perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a
suspender a sua marcha:
a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora
possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem
esperar que a sinalização mude;
b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou
entroncamento.
3 É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos veículos
referidos no n.º 1 quando não transitem em missão urgente.


Como diz o artigo, e muito bem, não podemos colocar em perigos os demais utentes da via.
Escrevo isto porque tive conhecimento de algumas ultrapassagens loucas e mirabolantes que provocaram para os demais utentes um grande susto, felizmente não passou disso porque senão em vez de uma vitima íamos ter consequências bastante mais graves.
Sei que queremos é chegar rápido e salvar vidas, mas contudo, vamos pensar mais na nossa segurança e na segurança dos outros porque já o meu avó dizia “a pressa nunca levou a lado nenhum” e “mais vale tarde do que nunca”.

Abraços.

3 comentários:

fLaMa disse...

subscrevo totalmente.
Muitas das vezes eskecemo-nos q temos de fazer uma condução defensiva e não agressiva... qtas vezes vamos feitos pilotos de f1, a desrespeitar as regras mais básicas da condução, pondo em risco tudo e todos, e qd chegamos ao local, não é nada! Isso a mim fez-me pensar... será q vale a pena arriscar a minha vida e a dos outros pra isso?? No meu caso deixei-me de correrias... condução rápida sim... mas sempre na defensiva.

Cumps

fLaMa disse...

Esta é para o Sr birras... Leia novamente o meu post inicial... Eu nunca disse q nunca tinha pecado.. antes pelo contrário, admiti-o..e admiti tb q a partir de determinadas situações, abri os olhos, e mudei a minha postura. Continuo a conduzir rapidamente, mas sem uma postura agressiva e sem correr demasiados riscos.... isso aí eu deixo para os super heroís.
A titulo de curiosidade, até lhe digo mais.... já tive uma situação gravosa junto a minha casa... e a minha preocupação foi chegar lá.... inteiro ... e eu fui a primeira intervenção.

Cumps

Unknown disse...

Bom dia,

procuro neste momento o contacto de corporações de bombeiros no distrito de viseu, a fim de lhes oferecer a integração n~um projecto de três anos de formação em condução defensiva.

se me puder fornecer o contacto de e-mail de alguns comandos, agradecia.

fcd.formacoes@gmail.com