terça-feira, abril 04, 2006

Mensagem de telemóvel provoca demissões, no JN.

A direcção da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu perdeu, no passado fim-de-semana, o secretário técnico e o tesoureiro, no âmbito de uma polémica relacionada com uma mensagem de telemóvel, disse, ontem, o presidente daquele organismo. Na assembleia-geral realizada sábado à noite, foi aprovada por maioria a demissão do secretário técnico da Federação, Alexandre Borges (comandante dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim), e aceite o pedido de demissão do tesoureiro, Eduardo Boloto (presidente dos Bombeiros de Salvação Pública de S.Pedro do Sul).

Rebelo Marinho contou à Lusa que, "na noite em que se soube que João Marques ia ser substituído no comando distrital de bombeiros, o comandante de Canas de Senhorim enviou-lhe uma mensagem, que supostamente era para ser anónima, mas acabou por o não ser, manifestando satisfação pela sua saída e dizendo-lhe para ir chorar nos ombros dos seus lacaios". "João Marques reencaminhou a mensagem aos comandantes do distrito, que interpretaram que o nome lacaios lhes era dirigido, uma vez que tinham defendido a sua continuação", acrescentou.

Quando começou a ser veiculada a possibilidade de João Marques ser substituído por César Fonseca (comandante dos bombeiros de Vila Nova de Paiva), 28 dos 33 comandantes do distrito exigiram a sua manutenção no cargo e deram conta da sua posição ao presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. De fora ficaram os comandantes de Penalva do Castelo, Sátão, Vila Nova de Paiva, Canas de Senhorim e Tondela.

Rebelo Marinho considerou que Alexandre Borges enviou a mensagem de telemóvel enquanto comandante dos bombeiros de Canas de Senhorim e não na condição de membro da direcção da Federação e, por isso, decidiu não tomar posição. No entanto, admite que esta situação "caiu mal" e que os outros comandantes de bombeiros se "sentiram ofendidos com o teor da mensagem". Um grupo deles, apresentou uma moção na reunião de sábado a pedir a demissão de Alexandre Borges, que foi aprovada por maioria. Insatisfeito por a Federação não ter tomado antes posição sobre esta mensagem, o presidente dos Bombeiros de S.Pedro do Sul, Eduardo Boloto, tinha também já pedido a sua demissão do cargo de tesoureiro, que foi aceite no sábado. O cargo de director técnico passará a ser ocupado pelo comandante de Nelas e o de tesoureiro pelo comandante do Sátão.

1 comentário:

fLaMa disse...

Antes de mais, penso q o Sr. Comandante de Canas de Senhorim não terá estado mto bem nesta situação... bem pelo contrário.
Mas, a meu ver, aqui está mais uma demonstração da forma de actuar do Sr. J.M.... lançando a confusão para o ar. Tanto qt eu percebi, o sms enviado pelo Sr. Comandante de Canas de Senhorim, era de caracter privado e dirigida a uma só pessoa, como tal... como é q ela terá chegado aos ouvidos do "povo"?? Terá sido esta mais uma maneira de o Sr. J. M. tentar sair por cima e no papel de vítima?? as acções ficam para com quem as tem.....

Cumps